GESTÃO EMPRESARIAL: VOCÊ SABE O QUE É UM SISTEMA MODULAR?
Você empreendedor que busca automatizar as rotinas da sua empresa e centralizar sua operação, já deve ter se deparado com sistemas de gestão empresarial cheios de funcionalidades que a sua empresa não precisa. Ter um sistema de gestão repleto de rotinas que você não utiliza na sua empresa no momento e nem tem uma previsão de quando necessitará, pode gerar custos desnecessários.
Mas você sabia que existem sistemas de gestão empresarial que são modulares, ou seja, são compostos apenas das funcionalidades que a sua empresa precisa? Sim, existem. Mas para você entender um pouco melhor o que são esses tipos de sistemas, vamos por partes.
O QUE É UM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL
Um ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistema de Gestão Empresarial é um software que permite que o empreendedor faça a gestão da sua empresa, ou de partes dela, em apenas um ambiente. Desta forma, facilita o acesso à informação, oferecendo uma visão geral e ampla de todos os setores, como a gestão financeira, contábil, de estoque, compra, venda e muito mais.
Toda empresa que quer manter um funcionamento saudável, sem atropelos e erros precisa ter um sistema de gestão. Com a automatização de processos é possível evitar erros humanos, aumentar a produtividade das equipes e a agilidade na tomada de decisão. Além disso, também é possível captar possíveis erros antes de se tornarem um grande, ou até fatal, problema.
O QUE É UM SISTEMA MODULAR?
Modular ou Construir por Módulos, é a forma de pegar componentes independentes e combiná-los para ficarem funcionais conforme as suas necessidades. Assim funciona um sistema de gestão empresarial modular.
Construído com módulos que operam de forma independente, ao contratar o sistema você opta por adicionar aqueles que fazem sentido para a sua organização. Mas isso não impede que, posteriormente, você adicione outros módulos e deixar o seu sistema cada vez mais robusto e completo.
Contratar um sistema modular permite que você tenha flexibilidade ao escolher aqueles módulos que vão fazer a diferença no seu dia a dia.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DE UM SISTEMA MODULAR PARA AS EMPRESAS?
Além de contar com um sistema que vai te permitir ter uma visão precisa e assertiva dos mais diversos setores da sua empresa, você também garante outros benefícios, como:
Escalabilidade: Sua empresa está crescendo? Ótimo, você pode contratar mais módulos para deixar o seu sistema ainda mais robustos e completo.
Personalização: Você contrata aqueles módulos que realmente precisa ter em sua empresa, e o sistema fica adequado para atender às suas necessidades.
Custos: Contratar um sistema completo acarreta custos maiores e se você não vê necessidade de ter um completo, contratar por módulos é a solução para reduzir os custos e ainda ter resultados satisfatórios.
ESCOLHA UM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL QUE ATENDA AS SUAS NECESSIDADES
Agora você deve estar se perguntando, mas e qual eu escolho? Modular ou completo?
Tudo depende do momento em que sua empresa se encontra, se seu objetivo é reduzir alguns custos e mesmo assim ter foco nos resultados e gestão empresarial, talvez o ideal seria contratar por módulos. Já se sua empresa está em expansão e a projeção é para que em curto você precise de todos os módulos, pode ser que contratar o sistema completo seja a solução ideal.
Modular ou completo, um sistema precisa atender as suas necessidade, além disso, ele precisa trazer benefícios e te ajudar no crescimento da sua empresa. Por isso é importante ficar atento na hora de contratar o sistema ideal para que seus objetivos e resultados sejam alcançados.
Ter um sistema completo pode ser importante também, é claro, mas tudo vai depender do momento em que sua empresa está. O principal ponto aqui é que a sua empresa precisa estar bem atendida e ter em mãos o sistema que melhor atenda suas necessidades.
Por isso, você pode contar com a Questor, nosso sistema de Gestão Empresarial é robusto, atende os mais altos padrões de gestão e ainda é modular. Quer saber mais? Fale com a gente.