Será que É A HORA CERTA DE FAZER uma promoção?
Se você é empreendedor, provavelmente em algum momento já pensou em fazer promoções ou até mesmo já fez. Seja por uma data comemorativa, por conta de um produto que está muito próximo de vencer ou diversos outros motivos, a promoção pode ser uma excelente alternativa em muitos casos.
Explicando brevemente, promoção é a ação de marketing realizada por uma empresa ou pessoa com o intuito de fidelizar clientes, aumentar o faturamento e a visibilidade da marca. Além disso, é uma maneira de evitar prejuízos por conta do estoque.
EXISTE HORA CERTA PARA FAZER uma promoção?
Já pensou quantas promoções diferentes vê por aí? Promoções de serviços, produtos, com valores significativos e outras nem tanto.
Às vezes, até mesmo seu concorrente faz promoções com preços que você pensa “como ele conseguiu esse valor?”. Mas podem existir algumas possibilidades para ele ter conseguido isso, dentre elas: Ele pode ter feito sem muito planejamento e por isso terá problemas financeiros, ou então ele se planejou muito bem.
Em circunstância alguma faça uma promoção só porque os outros estão fazendo, é preciso ter organização, essa é a palavra-chave. Não somente na ação, mas na empresa em si, pois uma promoção mal feita pode te levar a prejuízos de longo prazo.
A verdade é que a hora certa não existe, tudo vai depender do mercado em que a sua empresa está inserida e também, qual é o momento financeiro dela. Logo abaixo vamos falar sobre os pontos importantes para que você fique atento antes de começar as divulgações.
CONFIRA 4 PONTOS PARA SE ATENTAR ANTES DE FAZER UMA PROMOÇÃO.
Tudo bem, pode ser muito tentador fazer uma promoção quando vemos os nossos concorrentes fazendo. O primeiro pensamento é: eu tenho que fazer também se não vou perder clientes, porém não é somente para esse lado que você deve olhar.
Separamos 4 pontos que você precisa ficar atento antes de fazer uma promoção confira:
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Analise o mercado
É preciso entender como está a demanda pelos seus serviços e produtos nesse momento, além disso, acompanhar o movimento dos seus concorrentes e as tendências do mercado. Desta forma, você evita riscos e ainda consegue identificar as oportunidades.
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Entenda o comportamento do consumidor
Entender o comportamento do consumidor é essencial e fundamental para o sucesso da sua promoção. Conhecendo os hábitos de consumo, como, quando eles estão mais suscetíveis às compras, qual é a época de maior procura pelo seu produto ou serviço, vai fazer com que seus resultados sejam positivos.
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Cuidado com o estoque
Avaliar o seu estoque é indispensável, até mesmo porque se a sua gestão de estoque estiver incorreta ou com falhas pode te causar diversos prejuízos.
Algumas situações referentes ao estoque que podem ser um indicativo de que você precisa fazer uma promoção é quando ele está sobrecarregado de um produto em específico que não têm saída. Esse pode ser inclusive um indicativo para você não manter muitos dele no estoque, além disso, ele está tirando espaço daqueles que tem realmente saída.
Outra situação é quando o produto está próximo do vencimento, é melhor fazer uma promoção do que perder toda a mercadoria. Assim, ter sempre um controle te ajudará a definir se é o momento certo para colocar em promoção algum produto ou serviço.
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Como está a saúde financeira da sua empresa?
Fazer uma promoção quando o seu setor financeiro está operando no vermelho pode ser o empurrão para uma situação irreversível. Por isso, você precisa se atentar ao seu caixa, entender o que tem programado para saídas e entradas nos próximos dias e meses e só então, após uma avaliação detalhada, definir se fará a promoção e como ela vai acontecer.
DATAS COMEMORATIVAS
Sim, as datas comemorativas são um excelente chamariz para promoções, são os momentos que os consumidores estão mais propensos a abrir a carteira. Mas, entenda se essa data faz sentido para o seu negócio, fazer uma promoção só por fazer não tem nenhuma relevância. Além disso, este tipo de ação precisa estar completamente alinhado com seus objetivos e metas.
É HORA DE ANALISAR
Para coletar informações sobre a sua empresa e ter acesso a dados que vão te ajudar a tomar esse tipo de decisão, você pode contar com um sistema de gestão empresarial.
Assim, terá acesso a relatórios de estoque, de histórico de compra de clientes e do seu financeiro. Recolheu todas as informações e dados que precisa? Então agora é hora de analisar se vale a pena fazer uma promoção e se trará resultados relevantes para a sua empresa.
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