Confira algumas dicas para começar a planejar o seu próximo ano.
Falta menos de 20 dias para acabar o ano e indiferente do tamanho do seu negócio, está mais do que na hora de planejar as ações e estratégias para atingir o seu público e os seus objetivos de crescimento e expansão em 2023. Além disso, ter um planejamento bem estruturado te ajuda em diversos aspectos.
Traçar os objetivos a serem alcançados, faz com que todos trabalhem de forma alinhada e com foco no resultado. Uma informação que você precisa ter clara na hora de montar o planejamento estratégico é que, entender o seu público (o que ele espera, como ele se comporta, qual é a dor dele e onde você pode se comunicar com ele) além de quais resultados espera e são possíveis de serem alcançados pela sua empresa e equipe, são essenciais e pontos-chave para o sucesso.
O que é um planejamento estratégico
Apesar de muitas empresas entenderem como planejamento estratégico aquelas reuniões intermináveis e cansativas. Na verdade ele é um direcionamento e um guia, onde você e a sua equipe irão entender como esperam que a empresa esteja no futuro – podendo ser a curto, médio ou longo prazo – e traçar os caminhos e ações que levarão vocês até lá.
É de extrema importância a participação e a ciência de toda a equipe em relação aos objetivos e ações. Claro, os líderes e gestores são os que conduzem, mas sem as equipes, as divisões de tarefas e o trabalho em conjunto, o planejamento não funciona.
Por isso, a organização é o ponto de partida para um 2023 repleto de vendas. Separamos algumas dicas importantes para te ajudar no planejamento estratégico eficiente, focado no aumento das suas vendas.
Alinhamento da equipe é fundamental para o sucesso do planejamento estratégico
Você e a sua equipe estão cientes do que é a empresa? O que ela representa? Como ela pode ajudar os seus clientes? Saber informações como essas são primordiais para começar um planejamento estratégico.
Toda a organização precisa estar ciente de quem é a empresa e o que ela representa. Se for necessário, faça uma análise das Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, reúna as equipes e discuta esses pontos com eles. Muitas vezes, os colaboradores podem ter uma visão diferente da sua que pode tanto ajudar no planejamento, como dificultar a execução caso esteja totalmente desalinhado.
O planejamento estratégico deve ser construído pela organização, pois quando todos trabalham em prol de um objetivo em comum, fica muito mais fácil chegar até onde se deseja. E é aí que chegamos ao próximo tópico.
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMEÇA DEFININDO O ICP
Não existe uma fórmula mágica e pronta que você vai aplicar e boom,seu planejamento e estratégias vão dar certo. Mas conhecer o seu ICP (Ideal Customer Profile – perfil de cliente ideal) é essencial para acertar o alvo nas suas ações.
Procure entender e conhecer o seu público ao máximo, busque informações se é mais feminino ou masculino, qual a idade média, quais são os hábitos de consumo dele, onde você pode encontrá-los. Converse com eles e com os seus colaboradores, essas são as fontes de informações mais seguras que você pode encontrar.
Esteja atento às necessidades deles, se você já tem um controle de vendas fica mais fácil de entender os hábitos de compras daqueles clientes “fiéis”. Assim, nas suas estratégias pode pensar em ações específicas para melhorar o relacionamento e aumentar a recompra.
Conhecendo em detalhes o seu cliente ideal, você terá boas chances de alcançar novos clientes em potencial. Os leads, como são abordados, podem ser definidos de uma maneira bastante prática: selecione 20% dos seus melhores clientes e veja o que eles têm em comum. Esse pode ser um primeiro passo bastante prático para iniciar, caso você não tenha nada.
TRACE OS OBJETIVOS E AS ESTRATÉGIAS PARA CHEGAR ATÉ ELES
Existem planejamentos mais longos para 5, 10 ou mais anos, que normalmente são pensados ao abrir a sua empresa, ainda no plano de negócios e repensados quando os objetivos são alcançados, ou não. Mas para atingir eles, são necessários os planos de curto e médio prazo, onde você vai estabelecer onde quer chegar nos próximos meses.
Para os objetivos de curto prazo, busque pensar naqueles em que sabe que a sua empresa pode chegar. Se tiver dados e estatísticas de vendas, pode por exemplo, definir que para o próximo ano o objetivo é aumentar em 30% as vendas. Não deixe de analisar também o que os seus concorrentes estão fazendo, esse pode ser um bom termômetro para você entender o que está dando certo ou errado.
Lembre-se sempre de entender a capacidade de atendimento da sua empresa, para traçar esses objetivos o ideal é ter os dados e informações a respeito da saúde do seu negócio. Levar em conta a sua capacidade de estoque, o planejamento financeiro com as contas a pagar e a receber, dados de recompra e também de cancelamentos caso seja um fornecedor de serviços recorrentes.
Assim, conseguirá definir objetivos claros e possíveis de alcançar, além de traçar estratégias assertivas e ações que vão direcionar a sua equipe para chegar ao resultado esperado. E para saber se os planos estão dando certo, é importante definir as métricas que irá utilizar, algumas das mais usadas são:
- CAC (Custo de Aquisição por Cliente): Tem por objetivo entender quanto cada cliente custa para a empresa, o cálculo é feito a partir da soma dos custos operacionais dividido pelo montante de clientes que compraram.
- ROI (Retorno sobre Investimento): Mensura o retorno de cada estratégia executada pela equipe de vendas, dividindo o lucro gerado pelo total investido
- MRR (Receita Recorrente Mensal): Mede a receita recorrente mensal gerada pelos clientes ativos, ajudando na avaliação da eficiência das estratégias.
- Receita por vendedor: Permite avaliar as receitas geradas individualmente.
IMPORTANTE: A métrica deve ser definida de acordo com os seus objetivos.
TENHA UM ALIADO PARA GERENCIAR A SUA EMPRESA
Você não quer ficar atrás da concorrência, não é? E está se perguntando de que forma vai conseguir obter tantas informações sobre as vendas e os clientes para poder operar de forma mais assertiva em 2023? A nossa dica é: Invista em um sistema de gerenciamento empresarial.
Segundo uma pesquisa da TI Inside, 77% das organizações afirmam que para 2023 pretendem aumentar o seu investimento em automação de processos, para gerar ainda mais eficiência no controle e gestão do seu negócio. Destas, 70% afirmaram ainda que, 30% do seu trabalho em função do negócio pode ser reduzido consideravelmente com a ajuda da automação.
Além disso, ter um sistema de gestão empresarial dá mais autonomia para o gestor tomar decisões assertivas e ter insights estratégicos. Esse é um grande diferencial quando você pensa em estar à frente do seu concorrente e em prol do melhor para a sua empresa.
Na Questor você encontra o melhor aliado de acordo com as suas necessidades.
Para quem é prestador de serviços: O Questor Negócio te ajuda a ter uma visão ampla da sua empresa através de dashboards com gráficos para você ficar por dentro de todos os números. Ainda, faz o controle de contratos de serviços prestados e tomados, receita recorrente, relatórios personalizáveis e gerenciamento financeiro, compras, faturamento e contábil.
Para quem quer gerenciar a empresa com eficiência: O Gestão Empresarial é um sistema modular, que está pronto para atender os mais exigentes padrões de gestão, com ele o empresário centraliza todas as informações da empresa, o que simplifica o acesso aos dados para análise e tomada de decisão mais assertiva. Com ele você gerencia a sua empresa e controla o faturamento, financeiro, estoque, emite notas fiscais e ainda pode contar com módulos auxiliares de contabilidade, administração e arquivos.
Para quem está começando ou se encaixa nas categorias de MEI e Simples Nacional: O micro e pequeno empreendedor também pode contar com um sistema Questor para gerenciar sua empresa e crescer. O ERP P.E é um sistema 100% Web, que não precisa de instalação em máquina, auxilia no controle empresarial simples e eficiente. Com ele o empreendedor pode gerar NF modelo 55 e NF-e, realizar o controle de faturamento, financeiro, estoque, compras, CT-e e PDV, além de ser ideal para o produtor rural também.
Planejamento não é perda de tempo, é dedicação e estratégia para alcançar os seus objetivos e levar a sua empresa a voos mais altos. Reúna sua equipe, estude as melhores oportunidades de mercado, defina os objetivos e faça de 2023 um ano de muito sucesso.
Nós estamos aqui torcendo para você e pode contar com a gente para ser o seu aliado!