O QUE são MARKETPLACEs E QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O EMPREENDEDOR BRASILEIRO EM 2023.
Não é novidade para os empreendedores que o aumento das vendas em marketplaces foi significativo nos últimos anos. E é claro, a pandemia foi um fator impulsionador para que mais empresas começassem a buscar alternativas para vender e manter suas portas abertas.
Com isso, abriram-se muitas possibilidades para que as vendas não tenham mais barreiras e empresas locais possam atingir públicos dos mais diversos estados do país. A projeção da ABCom (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) é que em 2023 o crescimento do varejo digital brasileiro, através de marketplaces, seja de aproximadamente US$185,7 bilhões, se comparado com 2022, que teve um crescimento de US$ 8,1 bilhões.
Analisando o cenário e o mercado atual é possível perceber que quem não se adaptou a essa nova forma de venda, está perdendo uma grande oportunidade.
Diferença entre Marketplaces e E-commerces
Mas é muito comum ainda as pessoas se confundirem sobre o que é e-commerce e o que é marketplace. E realmente as duas formas são muito parecidas, já que o intuito é vender online. Mas antes de partir para o próximo passo, é preciso entender qual é a diferença entre as duas.
O e-commerce é uma plataforma própria do empreendedor, onde ele é o responsável por todo o processo de venda, incluindo a estruturação do site. Podendo esta ser feita por equipe interna especializada, contratando um profissional ou plataforma terceirizada. Nele, ficam apenas os produtos da sua empresa.
No marketplace, toda essa responsabilidade de estrutura é da plataforma, ou seja, você só precisa cadastrar os seus produtos que a estrutura está pronta. Pense nessa ferramenta como um shopping, onde é possível encontrar uma grande variedade de produtos de diferentes lojas em apenas um local. Para o empreendedor, é uma forma de expandir as suas vendas. Principalmente pela possibilidade de inserir seus produtos em marketplaces de grande nome, como Magazine Luiza, Mercado Livre, Casas Bahia, Netshoes e outros.
Em resumo, ambas as soluções são eficientes para quem está começando a vender no digital. Ter a sua própria loja causa um efeito de reconhecimento de marca e confiança. Simultaneamente, comercializando seus produtos em marketplaces já conhecidos, você aumenta suas vendas e a visibilidade da sua marca.
Benefícios de vender em marketplaces
Certo, agora que já compreendemos quais são as diferenças entre o marketplace e o e-commerce, vamos falar sobre os benefícios de vender nessa plataforma. Além de a infraestrutura ficar a cargo do marketplace, o que é significado de economia de tempo e de dinheiro, você ainda pode contar com:
Possibilidade de aumento de vendas: Se hoje a sua atuação é apenas com loja física ou uma loja online própria, se prepare para aumentar as suas vendas. Ao inserir seus produtos em marketplaces você está disponibilizando os mesmos para uma grande quantidade de pessoas.
Alcance maior de público e visibilidade: assim como falamos anteriormente, os marketplaces costumam investir muito em marketing, o que acaba se tornando um bônus para você, já que alcançará muito mais clientes. Independente do nicho do seu negócio, plataformas de renome possuem grande tráfego de clientes. Logo, isso faz com que os seus produtos estejam muito mais suscetíveis às vendas, do que em apenas um único lugar.
Credibilidade: não é um segredo que para vender muito online precisa ter credibilidade, já que ela gera a confiança no cliente para comprar o seu produto e saber que ele tem qualidade, vale o valor que está sendo cobrado e que vai chegar, principalmente produtos com valores mais altos. Por isso, estar em um marketplace ajuda a quebrar essa barreira, pois normalmente já são plataformas consolidadas no mercado.
Como funciona para vender em um marketplace?
Quando você abre uma loja física precisa alugar um espaço para comercializar os seus produtos, certo? No Marketplace a lógica é a mesma. Você e diversos outros lojistas alugam um “espaço” no mesmo ambiente.
A responsabilidade da plataforma é fornecer um espaço pronto (em questões de estrutura) e seguro para vender. Além disso, essas plataformas normalmente investem bastante em marketing, fazendo anúncios, e-mail marketing, buscadores, entre outros, garantindo um tráfego alto de clientes.
O lojista, por sua vez, também tem responsabilidades.
- Cadastrar os produtos com informações corretas
- Adicionar fotos
- Receber os pedidos
- Fazer a separação, emissão de NF e envio dos mesmos
- Se houver necessidade por parte do comprador, o vendedor é quem deve realizar trocas e devoluções.
Após a venda feita e o pedido entregue, o lojista recebe o valor da venda já com o desconto da porcentagem da plataforma.
Seja diferente e conquiste seu espaço
Em um Marketplace, muitas vezes, o cliente acaba não se atentando que está comprando de outra loja e não um produto daquela plataforma, mesmo que a maioria contenha um selo que diz “vendido e entregue por ”. Mas, você tem uma oportunidade de se diferenciar da concorrência e conquistar o cliente, confira:
Atendimento:
As plataformas, normalmente, disponibilizam um canal de atendimento para que o cliente entre em contato com você. Por isso, fique atento às mensagens, procure responder de forma cordial e tirando todas as dúvidas, assim você mostra que tem empatia com e está tão preocupado quanto ele de entregar um produto de qualidade.
Preparação do pedido:
Como essa etapa é por sua conta, priorize por embalagens diferentes que mostrem a sua marca, e que sejam seguras para transportar o produto. Você também pode colocar uma cartinha e alguns brindes para o seu cliente, como, por exemplo: se você vende produtos para cuidados com a pele, faça pequenas amostras e mande junto para que o cliente conheça mais a sua qualidade. Desta forma, você tem grandes chances de encantar o cliente e ele voltar a comprar especificamente de você.
Entrega:
Quem nunca se estressou com pedidos que atrasam muito? Pois é, isso pode arruinar a experiência do cliente. Portanto, busque uma transportadora que tenha referências e que te dê segurança de que o produto vai chegar inteiro e no tempo programado.
Responda os comentários nos produtos:
Muitos clientes gostam de deixar feedbacks na página do produto após recebê-lo, e podem ser tanto positivos como negativos. De qualquer forma, é legal responder. Assim, outras pessoas que estão interessadas em comprar vão perceber que existe alguém por trás que está aberto em saber sua opinião e poderá ajudar em qualquer problema. Isso dá uma sensação de segurança.
Gestão empresarial no marketplace: É importante?
Sem sombra de dúvidas! Ao aumentar a visibilidade dos seus produtos e da sua loja, você tem grandes chances de subir suas vendas e com isso precisa de um sistema de gestão empresarial.
Portanto, não adianta vender em diversos marketplaces e não ter um controle de estoque eficiente
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Tendo essa integração com o ERP da Questor você conseguirá gerenciar os pedidos feitos no marketplace pela Plugg.To. Além disso, garanta conformidade com o seu estoque, controle as entradas e saídas financeiras, acompanhe o cadastro dos clientes para atuar de forma mais assertiva, ofertando condições especiais aos clientes “fiéis”, e muito mais através do Gestão Empresarial da Questor. Clique aqui e saiba mais informações sobre a integração.