Domine as Contas a Receber: Estratégias para reduzir a inadimplência e maximizar a eficiência com o Questor Negócio
Qual é um dos fatores primordiais para a sobrevivência e sucesso de uma empresa? Se você respondeu o controle da inadimplência e financeiro, está certíssimo! Apesar de parecer uma tarefa um tanto quando “fácil”, uma gestão ineficiente, juntamente com a inadimplência de clientes, pode falir uma empresa.
Consequentemente, quando a empresa não recebe por seus serviços ou vendas, prejudica o fluxo de caixa e assim, também, pode ficar devendo aos seus fornecedores. O Serasa Experian divulgou em fevereiro de 2024, uma pesquisa que relata que a inadimplência das empresas fechou o ano de 2023 com estabilidade. De julho a dezembro, as empresas registraram mais de 6 milhões de negócios no vermelho, acumulando mais de R$126 milhões em dívidas.
Apesar de se manter por 5 meses estabilizado, ainda assim é um número expressivo e preocupante. E por isso, qualquer empresa e contabilidade que presta serviço às empresas, precisa estar atento a eficiência no controle de contas a receber e inadimplentes.
Importância do cuidado e controle no Contas a Receber:
O fluxo de caixa é extremamente importante para a empresa. Por isso, monitorar o contas a receber é essencial para se ter uma visão clara dos valores que têm a receber de seus clientes. Com isso, garante que o dinheiro se mantenha circulando na empresa para obter recursos e cobrir despesas operacionais, investimentos e dívidas.
Ter uma gestão adequada significa que o empreendedor terá recursos disponíveis para lidar com imprevistos e aproveitar oportunidades de investimento.
Monitorar constantemente as contas a receber possibilita a redução dos riscos relacionados à inadimplência. O que possibilita também identificar quais clientes estão inadimplentes e aqueles que constantemente atrasam seus pagamentos. Com isso, possibilita que o empreendedor haja de forma preventiva para reduzir os impactos e manter um relacionamento saudável e de confiança com seus clientes.
Com base em dados e informações obtidas através do controle e gestão de contas a receber, os gestores podem tomar decisões e ter insights estratégicos sobre investimentos, expansão de negócios, contratação de pessoal e outras questões importantes para o desenvolvimento empresarial.
E como isso influencia o trabalho do contador e da contabilidade?
Ter acesso a informações sobre contas a receber, fluxo de caixa e inadimplência dos clientes é crucial para o trabalho do escritório de contabilidade e do contador que atua como BPO financeiro. Essas informações desempenham um papel fundamental em diversas áreas da gestão financeira e contábil.
Além disso, permitem uma compreensão mais detalhada das receitas esperadas e dos padrões de pagamento dos clientes. Desta forma, garantindo a saúde financeira do fluxo de caixa do cliente da contabilidade.
Neste sentido, ao oferecer análises detalhadas e insights estratégicos sobre contas a receber, fluxo de caixa e inadimplência, o contador demonstra seu valor como parceiro de negócios e consultor financeiro.
Mas, além disso, para o contador e a contabilidade, o acesso a informações precisas sobre contas a receber, fluxo de caixa e inadimplência é essencial para cumprir obrigações fiscais e regulatórias. Isso inclui a preparação de relatórios financeiros precisos, o cálculo de impostos devidos e o cumprimento de prazos para pagamento e declaração de impostos.
Os riscos da inadimplência para o sucesso do seu negócio
Por vezes, as empresas não dão a devida importância aos dados da inadimplência. No entanto, essa negligência pode representar um desafio significativo para a saúde financeira e o sucesso do negócio. Tal situação pode resultar em fluxos de caixa instáveis, uma vez que os valores esperados de recebimento podem não ser recebidos no prazo esperado.
Ok, mas de que forma isso influencia diretamente na gestão financeira e no crescimento da empresa? Com a inadimplência de clientes, a empresa pode enfrentar dificuldades para pagar despesas operacionais, o que pode comprometer ou até impossibilitar sua capacidade de investir em crescimento e expansão.
Com isso, pode enfrentar dificuldades para pagar seus fornecedores e manter um relacionamento saudável com eles. E ainda, pode levar a atrasos na entrega de produtos ou serviços essenciais, afetando a reputação da empresa e prejudicando o relacionamento com os clientes.
Lidar com clientes inadimplentes também pode resultar em custos adicionais de cobrança, como honorários de advogados, taxas de cobrança e tempo gasto em comunicações de acompanhamento. Esses custos adicionais reduzem a lucratividade da empresa e consomem recursos que poderiam ser investidos em outras áreas do negócio.
O planejamento financeiro da empresa é outro que sofre com a inadimplência. A dificuldade em prever receitas futuras e gerenciar riscos financeiros podem levar o gestor a tomar decisões de negócios equivocadas e comprometer a estabilidade financeira a longo prazo.
Boas práticas que podem ajudar a evitar a inadimplência:
Para prosperar e levar empresas a outros níveis, é importante ter boas práticas na gestão financeira. Abaixo listamos
- Análise de Crédito:
Realizar uma análise de crédito antes de realizar a venda a algum cliente é essencial, e isso inclui verificar o histórico de crédito, referências comerciais e capacidade financeira do cliente para honrar os pagamentos. Por tanto, se você é contador, oriente seus clientes a implementar esse item em suas rotinas, principalmente se o valor de venda for consideravelmente alto.
- Termos de Pagamento Claros:
É importante estabelecer termos de pagamento claros e transparentes desde o início da relação comercial. Por isso, é preciso ter definido prazos de pagamento, formas de pagamento aceitas e eventuais penalidades por atraso, lembrando sempre de deixar isso muito claro para seus clientes.
- Contratos e Acordos por Escrito:
Principalmente para prestadores de serviço, mas também para outros segmentos, formalizar acordo e contratos detalhando tanto as obrigações do cliente como do fornecedor traz mais tranquilidade na operação.
- Facilidades de Pagamento:
Ofertar formas de pagamento flexíveis aos clientes, como pagamentos parcelados, descontos por pagamento antecipado ou opções de pagamento online pode reduzir as chances de inadimplência e atrasos. Além disso, esteja aberto a negociação em caso do cliente estar inadimplente, isso pode fazer com que a dívida dele com você seja quitada e a relação mantida.
- Monitoramento Ativo:
Monitore de perto o status das contas a receber, identificando rapidamente clientes em risco de inadimplência e tomando medidas proativas para resolver a situação.
- Política de cobrança e régua de cobrança:
Defina políticas de cobrança com uma régua de cobrança, definindo etapas graduais de lembretes e cobranças amigáveis e eficientes.
Implementando boas práticas, você pode ajudar a garantir o pagamento pontual dos clientes e reduzir significativamente o risco de inadimplência em seu negócio.
A ferramenta para gestão de contas a receber
Às vezes, pela correria diária, o empreendedor pode não dar a devida atenção aos detalhes e a importância de ter uma ferramenta de gestão financeira. Já para o contador que atua como BPO financeiro de empresas, ter uma ferramenta como aliada, em que, consiga ter acesso a documento e relatórios financeiros em mão é primordial.
Isso porque um sistema financeiro permite ao contador acompanhar de perto as entradas de caixa e identificar quais clientes estão em atraso ou inadimplentes. Sendo fundamental para manter a saúde financeira da empresa. E para o empreendedor, ter acesso a dados financeiros com facilidade também trará melhores resultados na tomada de decisão diária.
Quando temos um sistema financeiro adequado e funcional, é possível prever com mais precisão os fluxos de caixa futuros, antecipando-se a possíveis problemas financeiros e adotando medidas preventivas. Desta forma, o empreendedor e o contador podem avaliar relatórios diversos e assim visualizar a situação da empresa.
O Questor Negócio é a solução que você precisa!
No Questor Negócio é possível ter acesso à gestão financeira, fluxo de caixa e gerar relatórios de contas a receber e clientes inadimplentes. Com isso, também pode cadastrar situações de cobrança conforme atuação da sua empresa.
Ao identificar clientes em situação de inadimplência ou com histórico de problemas de pagamento, tanto o contador como o cliente (empreendedor) conseguem gerenciar melhor seus riscos de crédito e possibilita adotar políticas mais criteriosas de concessão de crédito no futuro.
Além disso, o Questor Negócio possui a gestão de contratos com a facilidade de realizar cadastro de pessoas e empresas em lote, além da manutenção e ajuste em lote também. Com ele é possível ter uma régua de cobrança para evitar atrasos de pagamentos dos clientes, dividir pagamentos em parcelas e muito mais.
Também, é possível integrar com o seu sistema contábil, simplificando a troca de informações com a contabilidade. Essa solução é ideal para você que é prestador de serviços e quer manter a saúde financeira da sua empresa, ou do seu cliente, em dia.
Quer saber mais? Clique aqui e solicite uma demonstração!