À medida que o prazo final para a entrega da Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS) 2024 se aproxima, contadores que prestam serviços a empresas do Simples Nacional precisam redobrar a atenção. 

Esse é o momento para garantir que todos os dados e informações requeridos pela Receita Federal sejam preparados e submetidos corretamente. Confira algumas informações importantes para não deixar nada passar! 

O que é a DEFIS?

A DEFIS é uma obrigação acessória anual destinada às empresas optantes pelo Simples Nacional, incluindo Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). 

Essa declaração é composta por informações fiscais, contábeis e econômicas referentes a todas as atividades empresariais do ano anterior. Além de servir como um importante instrumento de fiscalização, a DEFIS também funciona como base para o cruzamento de dados entre a Receita Federal e os órgãos de fiscalização tributária estaduais e municipais.

Quem precisa entregar?

Todas as MEs e EPPs que estiverem enquadradas no regime do Simples Nacional durante o ano-calendário de referência devem entregar a DEFIS. Isso inclui não apenas as empresas que estiveram em atividade durante todo o ano, mas também aquelas que iniciaram ou encerraram suas atividades no decorrer desse período.

Prazos e penalidades

Para o ano-calendário de 2023, a DEFIS deve ser entregue até o dia 28 de março de 2024. Embora o prazo oficial se encerre em 31 de março, a Receita Federal estabeleceu o dia 28, uma quinta-feira, como limite para 2024. Isso acontece por conta do feriado de Sexta-feira Santa, em 29 de fevereiro. 

É fundamental que os contadores observem essa data para evitar atrasos, pois a entrega fora do prazo pode impedir a emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), além de outras complicações fiscais para a empresa.

Conte com a Questor para uma entrega eficiente

Para garantir uma entrega da DEFIS sem erros e de forma eficiente, contadores podem contar com a tecnologia e o suporte da Questor. 

A Questor facilita o preenchimento e a transmissão da DEFIS, minimizando o risco de erros e o tempo despendido no processo. Além de acesso próprio, o sistema está preparado para realizar a transmissão a partir da conexão com o Integra Contador, ferramenta do SERPRO que permite uma integração direta e acesso facilitado aos portais da Receita Federal. 

Entenda por que a Questor recomenda a contratação do Integra Contador. 

Adicionalmente, oferecemos treinamentos gratuitos na Universidade Questor e EADs ao vivo, que tem o objetivo de equipar os profissionais com o conhecimento necessário para lidar com essa e outras obrigações fiscais.

 Acesse o treinamento realizado sobre a DEFIS 2024. 

Para mais informações, confira a documentação disponibilizada no Questor Docs. Também, entenda mais sobre as opções de envio da DEFIS. 

Por fim, contate nosso Suporte especializado em caso de dúvidas! 

Botão Fechar
Verificado pela Leadster
Botão Fechar
Logo