Robô da Questor é constantemente atualizado com procedimentos para gerar eficiência à rotina contábil
O Quiu, robô da Questor, é o responsável pelas rotinas automatizadas dentro das soluções contábeis. É através dele que o escritório pode agendar rotinas para serem realizadas no melhor horário, inclusive, no contraturno, permitindo agilizar demandas que antes eram feitas manualmente. Com alguns comandos, é possível configurar rotinas inteiras para serem entregues de forma automatizada, inclusive, com entrega da guia aos órgãos fiscalizadores e ao cliente.
Se eliminar atrasos e esquecimentos é uma prioridade para o seu escritório, o Quiu é uma ferramenta que vai contribuir muito para alcançar essa meta. Integrado com todas as soluções da Questor, ele é responsável pelo preenchimento de obrigações acessórias, publicação de guias, baixa da tarefa, entre outras rotinas e atualizações que tornam o sistema contábil mais prático e eficiente para o uso.
Em cada atualização de versão, o Quiu se torna mais eficiente com o lançamento de novas rotinas automatizadas e funcionalidades que ajudam o contador na usabilidade do sistema contábil. Recentemente, algumas novidades foram lançadas de forma totalmente automatizada, confira:
Importação de pagamentos do e-CAC:
O e-CAC é um portal da Receita Federal responsável por unificar consultas e declarações, com segurança e praticidade. É neste espaço que os usuários conseguem verificar e regularizar pendências, além de consultar a situação fiscal e ter acesso aos impostos de forma mais rápida.
Para facilitar o processo de importação de pagamentos do e-CAC ao Questor Cloud, solução em nuvem, ou Questor Gestão Contábil, um novo procedimento foi desenvolvido para ser executado pelo Quiu. Com essa nova funcionalidade, é possível agendar a importação por meio de uma API desenvolvida para a captura destas informações.
Além do novo procedimento, foi incluído um Painel de Acompanhamento de Captura dos Pagamentos do e-CAs, que permite ao usuário Questor acompanhar o status de cada operação agendada, e efetuar algumas ações.
Novo procedimento de SPED Fiscal
O SPED Fiscal é uma das obrigações mais importantes para as empresas, e nele, constam todas as informações das empresas referentes a apuração de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). É através dele que as empresas enviam esses documentos de forma digital, eliminando a necessidade de entregar a documentação em papel.
Ainda nas novidades sobre o Quiu, uma nova rotina foi desenvolvida para facilitar essa entrega. O procedimento 18 – Obrigações Acessórias foi incluído com uma nova rotina de “SPED Fiscal”, que permite efetuar o prévio agendamento para geração deste arquivo.
Novo procedimento para a ECF
No mesmo objetivo da novidade anterior, o Quiu ganhou um procedimento para a entrega da Escrituração Contábil Fiscal (ECF). Essa obrigação acessória deve informar à Receita Federal todas as operações que influenciem a composição da base de cálculo e o valor devido do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), e ainda, da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Dentro do procedimento 18 – Obrigações Acessórias, uma nova rotina foi desenvolvida para efetuar o agendamento prévio e gerar esse arquivo de forma automatizada. Essa é mais uma novidade do Quiu que torna as obrigações acessórias mais simples e práticas dentro do sistema contábil.
Quer conhecer mais detalhes sobre os processos automatizados do Quiu? Acesse o site da Questor e saiba mais!