No momento de contratação de um novo colaborador, o empregador deve preencher várias informações cadastrais, uma dessas informações é a CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). Criada pelo Ministério do Trabalho para identificar as ocupações que existem no mercado de trabalho.
A CBO é uma ferramenta fundamental no panorama do mercado de trabalho brasileiro e conta atualmente com 2.741 ocupações. Sua atualização é realizada periodicamente, atendendo a solicitações de entidades e associações de trabalhadores que pedem a revisão e inclusão de novas profissões. Só no mês de junho, foram adicionadas 19 profissões a lista da CBO.
Neste contexto, manter as informações sobre as classificações de ocupações dos colaboradores, ou colaboradores dos seus clientes, no caso das contabilidades, se torna fundamental.
Contudo, o processo de atualização manual pode ser uma tarefa desafiadora, já que é preciso ficar atento às divulgações realizadas pelo Governo. E, a não atualização, pode gerar defasagem de dados e afetar entregas importantes.
É neste contexto que entra uma facilidade implementada recentemente no Questor, que realiza a atualização automática da tabela de CBO através do Quiu, responsável pelas automatizações do sistema.
O processo de atualização da CBO é totalmente automatizado no sistema, pois acessa periodicamente o site do Governo para verificar mudanças. Quando novas informações são disponibilizadas, o sistema as captura e atualiza a base de dados do usuário automaticamente.
Em resumo, isso garante que as tabelas de CBO no sistema estejam sempre atualizadas com as informações mais recentes, aumentando a eficiência no trabalho e reduzindo o risco de erros ou atrasos que podem surgir da necessidade de atualizações de última hora.