Se você é contador e está buscando novas oportunidades para expandir seus serviços, o mercado de e-commerce pode ser exatamente o que você precisa. A contabilidade sempre foi um pilar na administração de qualquer negócio, e com o crescimento acelerado das vendas online no Brasil, a demanda por serviços contábeis especializados está maior do que nunca. Em 2023, o setor movimentou R$ 185,7 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). E quase 2 milhões de lojas virtuais operando no país.
Esse cenário destaca a importância da contabilidade para e-commerces e representa uma excelente oportunidade para você que deseja ampliar sua atuação.
O crescimento do E-commerce no Brasil
Vamos começar entendendo o tamanho dessa oportunidade. Em 2023, o número de lojas virtuais no Brasil cresceu 16,5%, chegando a quase 2 milhões de lojas virtuais, conforme pesquisa da BigDataCorp, realizada em 2024. Além disso, o estudo Pagamentos móveis e Comércio Móvel no Brasil, da Mobile Time/Opinion Box mostrou que 95% dos brasileiros com smartphone já realizaram compras online. Em 2019, pré-pandemia, esse percentual era de 85%.
Isso mostra que o mercado está em plena expansão e oferece possibilidades para profissionais da contabilidade. Cada uma dessas lojas virtuais precisa de uma gestão contábil eficiente para garantir conformidade fiscal e saúde financeira, e é aqui que você entra.
O que é a contabilidade para E-commerce?
Mas o que exatamente envolve a contabilidade para e-commerce? Basicamente, é o registro, análise e controle das transações financeiras relacionadas à venda de produtos ou serviços online. Diferente da contabilidade tradicional, a contabilidade para e-commerce precisa considerar aspectos específicos. Como a tributação do comércio eletrônico, a emissão de notas fiscais eletrônicas e a gestão de plataformas de pagamento digital.
Manter a contabilidade de um e-commerce em dia inclui assegurar que você recolha e pague todos os impostos devidamente, monitore receitas e despesas com precisão e forneça dados essenciais para tomar decisões estratégicas. As rotinas trabalhistas, como contratação e demissão, folha de pagamento, planejamento de férias e encargos sociais são de responsabilidade do contador. Além disso, uma contabilidade bem gerida auxilia na obtenção de crédito, pois demonstra a solidez e a regularidade do negócio.
Como fazer contabilidade para E-commerce?
Implementar uma contabilidade eficaz para e-commerce envolve vários passos importantes. Primeiro, é necessário registrar a empresa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e obter todas as licenças necessárias junto à junta comercial e à prefeitura local. Embora seja possível operar com um CPF, a obtenção de um CNPJ confere credibilidade ao negócio. Isso permite a emissão de notas fiscais e acesso a melhores condições de crédito.
Escolher o regime tributário adequado é outro passo fundamental. As opções para o e-commerce são Microempreendedor Individual (MEI), Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.
O MEI é indicado para empreendimentos com faturamento de até R$ 81 mil por ano, oferecendo simplicidade tributária e benefícios previdenciários. O Simples Nacional, por sua vez, é adequado para micro e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões, simplificando a tributação ao unificar diversos impostos em uma única guia de pagamento. Já o Lucro Presumido e o Lucro Real são mais complexos e indicados para empresas de maior porte, com faturamento superior a R$ 78 milhões no caso do Lucro Real.
A emissão de notas fiscais eletrônicas é uma obrigação para a maioria dos e-commerces, exceto para os MEIs. As notas fiscais comprovam a legalidade das operações, sendo fundamentais para o correto recolhimento de impostos como o ICMS, que incide sobre a circulação de mercadorias e serviços, e o ISS, aplicado sobre a prestação de serviços.
Quais são os impostos no E-commerce?
Os impostos no e-commerce podem ser complexos devido à natureza das vendas online, que frequentemente envolvem transações interestaduais. O ICMS, por exemplo, é um imposto estadual cujas alíquotas variam de acordo com o estado de origem e destino da mercadoria.
Desde 2019, o estado de destino recolhe o ICMS, simplificando o processo para as empresas. Além do ICMS, os e-commerces devem se atentar ao ICMS-ST, onde um terceiro na cadeia de comercialização recolhe o imposto. E ao ISS, cuja alíquota varia de 2% a 5%, dependendo do município onde o serviço é prestado.
Outro imposto é o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), calculado com base no lucro da empresa, e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), ambos federais. Empresas que importam produtos para revenda também devem pagar o Imposto de Importação (II), que incide sobre produtos estrangeiros que chegam ao Brasil.
Automação contábil ajuda na contabilidade para lojas virtuais
Ficou interessado em começar a oferecer serviços para clientes no e-commerce? Pode ser que você esteja se perguntando como adequar mais clientes na sua cartela e continuar oferecendo serviços de qualidade. A resposta é simples: automação!
A automação contábil atualmente é essencial para os mais diversos serviços, independente do tamanho do escritório de contabilidade e de quantos clientes atende. Isso porque, com automação, o contador não precisa mais realizar diversas rotinas manualmente, o sistema faz isso sozinho! Imagine o potencial de atendimento e produtividade ganhos no seu dia a dia.
Além disso, a automação minimiza erros humanos, aumenta a eficiência operacional e economiza tempo. Ou seja, para escritórios de contabilidade, a automação contábil pode representar um grande diferencial competitivo, pois permite que ofertem serviços especializados extras e de forma mais consultiva, atraindo novos clientes e fidelizando os atuais.
Um sistema de contabilidade completo e integrado
Sendo assim, para facilitar ainda mais a vida dos contadores que atendem e-commerces ou que pretendem começar a ofertar esse serviço em seus escritórios de contabilidade, a Questor oferece um sistema contábil completo e em nuvem, com automações nas mais diversas rotinas da contabilidade.
Recentemente, foi implementada uma integração com uma ferramenta que possibilita a conciliação contábil de vendas realizadas tanto por maquininhas de cartão quanto em ambientes online, como os e-commerces.
A ferramenta Raio-X captura os dados das vendas online de forma automática, integrando-os diretamente ao sistema contábil Questor. Isso significa que o contador não precisará solicitar nenhum tipo de dado relativo a vendas para seu cliente lojista, todas essas informações estarão disponíveis automaticamente para ele. É ainda mais praticidade para a rotina do contador!
Aproveite a oportunidade de mercado oferecida pela contabilidade para E-commerce
A contabilidade para e-commerce é uma área de grande oportunidade para escritórios de contabilidade que desejam expandir seus serviços e atender a um mercado em crescimento.
E, com a automação contábil e ferramentas como o Raio-X, é possível oferecer serviços de alta qualidade. Garantindo a conformidade fiscal e impulsionando o crescimento tanto dos e-commerces quanto do próprio escritório de contabilidade. Apostar nesse segmento é, sem dúvida, uma estratégia inteligente para se destacar no mercado.