Empresarial Gestão Empresarial Mercado Notícias
calendário da safra de soja no sul 2023

Calendário de safra de soja é ampliado no sul do Brasil. Confira!

Em abril de 2023, a Embrapa, órgão responsável pela definição do calendário da safra de soja no Brasil, havia definido 100 dias para semeadura em todos os estados brasileiros. Este calendário impactaria diretamente os produtores rurais da região sul do Brasil, isso porque o clima e solo do nosso país é completamente diferente de norte a sul.

Também, no sul, existe a chamada “safrinha” onde acontece o cultivo dos grãos no verão e a colheita se dá entre o outono ou inverno. Com o calendário de 100 dias, a safrinha não poderia acontecer, o que seria extremamente prejudicial para os agricultores sulistas, já que muitas vezes a safrinha supera a produção da própria safra. 

Com isso, órgãos dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná se mobilizaram e solicitaram uma ampliação do calendário para estas regiões. Por isso, foram apresentados argumentos, estudos de solo e estatísticas para comprovar como o calendário impactaria diretamente os produtores do sul.

AMPLIAÇÃO DO CALENDÁRIO

Felizmente tivemos uma excelente resolução para os produtores do sul. A portaria nº 886 publicada no dia 15 de setembro, definiu novos calendários para os três estados da região sul do Brasil. Dessa forma, o MAPA avaliou e dividiu cada estado por regiões, resultando nas seguintes novas datas:

O Paraná ficou dividido em três regiões: 

  • 1ª: 20 de setembro a 18 de janeiro de 2024
  • 2ª: 11 de setembro a 20 de dezembro de 2023
  • 3ª 17 de setembro a 15 de janeiro de 2024

No Rio Grande do Sul também são três regiões:

  • 1ª: 1 de outubro a 18 de janeiro de 2024
  • 2ª: 1 de outubro a 28 de janeiro de 2024
  • 3ª: 1 de outubro a 08 de janeiro de 2024

E o estado de Santa Catarina dividiram em quatro regiões.

  • 1ª: 13 de outubro a 10 de fevereiro de 2024
  • 2ª e 3ª: 02 de outubro a 30 de janeiro de 2024
  • 4ª: 02 de outubro a 10 de janeiro de 2024

As regiões você pode conferir clicando aqui.

Dois outros estados também tiveram o calendário alterado

Fora o sul, outros dois estados entraram com pedido de alteração, porém com objetivos diferentes. A Bahia, através do Órgão Estadual de Defesa Sanitária e Vegetal, pediu a redução do calendário de 100 dias para 92. Por fim, após análise, esta portaria atendeu também ao pedido.

O outro estado foi Rondônia, que no calendário publicado na portaria 840 de 7 de julho de 2023 tinha estabelecido dias diferentes para cada região do estado. Sendo assim, solicitou-se o estabelecimento de um período único de 100 dias para todas as regiões.

Por que existe um calendário de semeadura?

O calendário de semeadura da soja é adotado no Brasil como uma medida fitossanitária do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS) para complementar o período do vazio sanitário e reduzir ao máximo as chances da incidência da doença “ferrugem asiática”, uma das pragas mais severas da cultura.

Essa medida é extremamente importante, ou seja, ela visa a proteção sanitária e também econômica do país. Segundo dados divulgados pelo Canal Rural, a produção sofreu danos que variaram de 10% até 90% nas mais diversas regiões onde essa praga foi relatada em níveis epidêmicos.

A Questor é ideal para o produtor rural, cerealista e as indústrias de beneficiamento de grãos.

Nós também queremos que a safra seja um sucesso! 

E para que se tenha ainda mais tranquilidade você pode contar com nosso sistema, o Questor Gestão Empresarial, para fazer o controle de toda a cadeia produtiva, além da gestão empresarial e financeira.

Com ele, você realiza a gestão da cadeia produtiva desde a sua origem, controle de compra e venda, atendimento com contrato RCV, qualidade do grão e armazenagem. Também, pode realizar a importação dos tickets de pesagem, integrar a balança classificadora de grão e inserir no sistema o percentual de umidade, grãos quebrados e verdes.

É claro, ainda existem muitos outros benefícios como a emissão de nota fiscal, o controle financeiro e de faturamento.

Que tal conhecer mais sobre o Questor Gestão Empresarial? Acesse no site clicando aqui e solicite uma demonstração.