Anualmente, diversas empresas brasileiras têm a obrigação de preencher e enviar o formulário de pesquisa para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que visa realizar o levantamento da atual situação econômica e empresarial do país.
A fim de realizar a pesquisa, o IBGE envia questionários para as empresas selecionadas. Estas, devem fornecer dados sobre diversos aspectos, como o número de funcionários, faturamento, área de atuação, entre outros. As informações coletadas são mantidas sob sigilo e são usadas apenas para fins estatísticos.
Contudo, o preenchimento desse material pode ser complexo, já que existe um detalhamento muito amplo da situação em que elas se encontram. No caso das contabilidades, que podem atender diversas empresas selecionadas, esse processo pode ser ainda mais árduo.
Pensando nisso, a Questor implementou uma nova funcionalidade, que visa solucionar e reduzir a morosidade desse trabalho para as contabilidades.
A funcionalidade tem o objetivo de facilitar todo o processo de preenchimento e envio dos formulários de pesquisa do IBGE. Isso porque, o sistema gera todas as informações necessárias para o preenchimento dos questionários da empresa selecionada. Depois disso, com os formulários já preenchidos, é possível baixá-los e importá-los no sistema do IBGE, facilitando a devolução das informações para o órgão.
Entenda como funciona o processo de preenchimento dos Formulários do IBGE
1. Recebimento do questionário:
Primeiramente, a empresa selecionada para participar da pesquisa do IBGE recebe o questionário por correio ou por e-mail. Assim, deve comunicar sua contabilidade, que dará segmento na coleta e envio das informações.
2. Configurações:
Para que a funcionalidade de preenchimento dos formulários do IBGE funcione corretamente no sistema, algumas configurações iniciais precisam ser realizadas. Depois disso, o sistema estará preparado para o ano vigente e para os próximos.
Além disso, o contador pode configurar fórmulas para buscar informações específicas no plano de contas e adaptar o processo às necessidades de cada empresa.
3. Integração:
O questionário contém diversas perguntas sobre o funcionamento e desempenho da empresa, como o número de funcionários, faturamento, investimentos, entre outras. Desta forma, os dados fornecidos devem ser precisos.
Desta forma, através da nova funcionalidade, as informações necessárias para preencher os formulários são automaticamente buscadas a partir do plano de contas da empresa, eliminando a necessidade de buscar e inserir os dados manualmente.
4. Geração de arquivos:
Após o preenchimento, o sistema gera automaticamente os arquivos necessários para a submissão das pesquisas ao IBGE. Além disso, caso haja divergências nos valores calculados, o contador pode ajustá-los manualmente antes de gerar o arquivo final.
Simplifique o envio dos Formulários do IBGE
Automatizando esse processo, o contador irá economizar tempo, dispensando o uso de planilhas para a coleta e organização dos dados de cada empresa que atende. Isso porque, tudo é realizado dentro do sistema da Questor.
Em síntese, a funcionalidade de preenchimento dos Formulários do IBGE facilita o processo de preenchimento dos questionários para as empresas selecionadas, além de tornar o trabalho do contador mais eficiente e preciso.
Para mais informações, acesse a documentação completa no Questor DOCS.
Ainda não é cliente Questor e gostou dessa funcionalidade? Entre em contato e solicite uma demonstração gratuita do Questor Cloud. Clique aqui.