Mais de 1 milhão de empresas foram abertas no Brasil de janeiro a abril de 2023
Quem empreende no Brasil sabe muito bem de todos os desafios impostos, a alta carga tributária, o empreendedor tendo que se virar nos 30 para dar conta de tudo e a concorrência que, por vezes, pode ser pesada para aqueles que estão iniciando. Mas isso não é um impeditivo, todos os anos novas empresas abrem em nosso país, com a esperança e expectativa de gerar economia e prosperar.
Segundo o Mapa de Empresas, documento elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços em parceria com o Serviço Nacional de Processamento de dados, de janeiro até abril de 2023 foram abertas 1.331.940 empresas. Tendo um crescimento de 21,8% maior do que o quadrimestre anterior, porém se comparado ao mesmo período de 2022 houve uma queda de 1,6%.
Um dado bem interessante é que destas mais de 1 milhão de empresas abertas, 93,7% são micro e pequenas empresas. Com isso, o Brasil chegou a marca de 21 milhões de CNPJs ativos até abril.
Mas, também teve-se um número expressivo de CNPJs que encerrados, chegando a 736.977 no mesmo período. Mesmo assim, o saldo fica positivo se subtrairmos as empresas fechadas com as abertas, tendo um total de 594.963 empresas.
Estados com maior número de aberturas de empresas e o tempo médio de abertura em 2023.
O Mapa de Empresas também trouxe dados de quais são os estados que mais tiveram abertura de empresas no primeiro quadrimestre de 2023, confira a tabela abaixo:
Já os estados que registraram o menor percentual de abertura foram Bahia, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte e Espirito Santo, conforme tabela abaixo.
Em relação ao tempo médio para abertura de uma empresa, em 2023 a média está em 1 dia e 6 horas. Um aumento de 6 horas em comparação aos últimos quatro meses de 2022. O estado de São Paulo foi o que registrou um maior tempo para realizar essas aberturas, com média de dois dias e 2 horas. Já os estados mais ágeis no registro de novas empresas foram Curitiba e Aracaju com um tempo médio de apenas 2 horas.
Quer saber mais sobre o Mapa de Empresas? Clique aqui e acesse